O Museu Mineiro realiza nos dias 10 e 11 de dezembro, o Encontro com o Pesquisador, projeto criado para estimular a pesquisa e aproximar a comunidade acadêmica ao Museu Mineiro e seus públicos. Neste projeto, os pesquisadores poderão participar de duas maneiras: apresentando suas pesquisas ou pesquisando o acervo e conteúdos do Museu.
Na primeira edição do Encontro, o Museu Mineiro recebe o Grupo de Pesquisa Arte, Conservação & História – Espaços (ArCHE), que apresentará as contribuições e os principais debates realizados pelo grupo, durante o III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
10/12/2015 de 18:00 às 21:00
18:00 – 18:15
Recepção dos participantes
18:15 – 18:30
Apresentação do Evento: Angelina Camelo e Ana Montalvão
18:30 – 19:00
Abertura das Palestras – Mediação Profª. Yacy-Ara Froner
19:00 – 19:20
Giulia Giovani – “A ANÁLISE DE TÉCNICAS E MATERIAIS APLICADA À CONSERVAÇÃO DE ARTE
CONTEMPORÂNEA – o uso da tinta industrial sobre madeira na produção pictórica de Lygia
Clark”.
19:20 – 19:40
Matheus Drummond – “Entre passados, pastiches e intuições: a problemática do estado
presente dos objetos da restauração”.
19:40 – 20:00
Intervalo
20:00 – 20:20
Thaís Venuto – “Estudos Das Técnicas E Motivos Ornamentais Da Policromia Sob Imagens E
Retábulos Em Madeira Do Século Xviii Em Sabará / Minas Gerais”.
20:20 – 20:40
Alexandre Costa – “O acervo em marfim luso-afro-oriental no Brasil: pesquisa introdutória nos
acervos de Minas Gerais”.
20:40 – 21:00
Debate
11/12/2015 de 18:00 às 21:00
18:00 – 18:45
Apresentação de novas abordagens em Conservação e Restauro discutidas nos Workshops do
ECR 2015.
18:00 – 18:15
Fotogrametria de obras de arte (2D e 3D) com software open source
18:15 – 18:30
Aplicações de tecnologias digitais à Conservação e Restauro (digitalização 3D de uma
secção de um Monumento de Évora, processamento de resultados e impressão 3D).
18:30 – 18:45
Abordagens analíticas na Conservação e Restauro – caso de estudo prático no
HERCULES com uma obra de arte
18:45 – 19:00
Abertura das palestras – Mediação Profª. Rita Lages
19:00 – 19:20
Ana Montalvão – “Ciência do Patrimônio: a gestão do Patrimônio Arqueológico no âmbito do
Licenciamento Ambiental em Minas Gerais”.
19:20 – 19:40
Beatriz Silva – “Monitoramento e análise das variáveis climáticas e da edificação para a
conservação de acervos”.
19:40 – 20:00
Intervalo
20:00 – 20:20
Danielle Cardoso – “Fotografia digital de bens culturais utilizando luz visível: Um guia básico”.
20:20 – 20:40
Eliana Mello – “Contributos para a conservação do patrimônio azulejar contemporâneo
brasileiro: a tipologia de danos identificada através do seu inventário”.
20:40 – 21:00
Debate de encerramento
Palestrantes:
Giulia Villela Giovani possui graduação em Conservação – Restauração de Bens Culturais
Móveis pela UFMG e Mestrado em Artes – Conservação Preventiva/Tecnologia da Obra de
Arte. Atualmente é diretora de Gestão de Acervos Museológicos – Superintendência de
Museus e Artes Visuais – Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Atua também como
professora do curso em Conservação e Restauro das disciplinas: Introdução ao Estudo da Cor e
Introdução a prática de conservação e restauro de pinturas pelo Programa Nacional de Acesso
ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Além do ARCHE, participa da linha de pesquisa: Arte
Contemporânea – produção e gestão documental; Conceitos e Critérios da Preservação de
Obras Modernas e Contemporâneas; Entrevistas com Artistas: metodologias e técnicas.
Ana Montalvão é Mestre em Artes e Bacharel em Conservação-Restauração de Bens Culturais
Móveis pela UFMG. Capacitada pelo Treinamento de Professores em Documentação
Museológica do CIDOC/ICOM e em Formação em Docência no Ensino Superior pelo
GIZ/UFMG. Concluiu todos os cursos Gestão Cultural do SENAC em parceria com o Ministério
da Cultura. Cursou um semestre de História e Arqueologia, na Universidade de Évora, e atuou
como consultora da UNESCO no Centro Nacional de Arqueologia do IPHAN, em 2014.
Eliana Mello é Bacharel em Conservação-Restauração de Bens Culturais. Tem experiência na
área de Artes, com ênfase em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.
Atualmente é mestranda em Artes, no Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da
UFMG, onde desenvolve pesquisa sobre a construção do patrimônio azulejar contemporâneo
brasileiro.
Beatriz Silva, Mestranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (Escola de
Arquitetura – UFMG). Bacharel em Conservação e Restauração pela Universidade Federal de
Minas Gerais (UFMG). Área de pesquisa: condições ambientais para conservação de acervos.
Thaís Venuto, Mestranda em Ambiente Construído Patrimônio Sustentável, na Escola de
Arquitetura da UFMG. Especialista em Arte e Cultura Barroca pela UFOP. Bacharel em
Conservação-Restauração de Bens Culturais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em
Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.
Matheus Drumond possui graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis
pela UFMG. Tem experiência na área de Conservação e Restauração de escultura em madeira
policromada, livros e documentos gráficos. Suas pesquisas se concentram em temas relativos a
Arte Colonial luso-brasileira, em especial a talha e imaginária produzidas em Minas Gerais no
século XVIII. Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais – EBA -
UFRJ, na linha de História e Crítica de Arte.
Danielle Cardoso é Graduanda do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais
Móveis, da Escola de Belas Artes da UFMG, trabalha como colaboradora no Laboratório de
Documentação Científica por Imagem (iLAB), na Escola de Belas Artes.
Alexandre Oliveira Costa é graduando em Conservação e Restauração de Bens Culturais
Móveis, sendo bolsista de iniciação científica PRPq no LAPA- Laboratório de Arqueometria e
Preservação Arqueológica do Museu de História Natural e Jardim Botânico/UFMG, colaborador
e fotógrafo na pesquisa “O Acervo em Marfim luso-afro-oriental no Brasil: pesquisa
introdutória nos acervos de Minas Gerais”, desenvolvida em parceria entre a Universidade de
Évora e o Laboratório de Ciência da Conservação da Escola de Belas Artes (Lacicor).