Museu Mineiro
1a edição do Projeto Encontro Com o Pesquisador

1a edição do Projeto Encontro Com o Pesquisador

O Museu Mineiro realiza nos dias 10 e 11 de dezembro, o Encontro com o Pesquisador, projeto criado para estimular a pesquisa e aproximar a comunidade acadêmica ao Museu Mineiro e seus públicos.  Neste projeto, os pesquisadores poderão participar de duas maneiras: apresentando suas pesquisas ou pesquisando o acervo e conteúdos do Museu.

Na primeira edição do Encontro, o Museu Mineiro recebe o Grupo de Pesquisa Arte, Conservação & História – Espaços (ArCHE),  que  apresentará as contribuições e os principais debates realizados pelo grupo, durante o III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

10/12/2015 de 18:00 às 21:00

18:00 – 18:15

Recepção dos participantes

18:15 – 18:30

Apresentação do Evento: Angelina Camelo e Ana Montalvão

18:30 – 19:00

Abertura das Palestras – Mediação Profª. Yacy-Ara Froner

19:00 – 19:20

Giulia Giovani – “A ANÁLISE DE TÉCNICAS E MATERIAIS APLICADA À CONSERVAÇÃO DE ARTE

CONTEMPORÂNEA – o uso da tinta industrial sobre madeira na produção pictórica de Lygia

Clark”.

19:20 – 19:40

Matheus Drummond – “Entre passados, pastiches e intuições: a problemática do estado

presente dos objetos da restauração”.

19:40 – 20:00

Intervalo

20:00 – 20:20

Thaís Venuto – “Estudos Das Técnicas E Motivos Ornamentais Da Policromia Sob Imagens E

Retábulos Em Madeira Do Século Xviii Em Sabará / Minas Gerais”.

20:20 – 20:40

Alexandre Costa – “O acervo em marfim luso-afro-oriental no Brasil: pesquisa introdutória nos

acervos de Minas Gerais”.

20:40 – 21:00

Debate

11/12/2015 de 18:00 às 21:00

18:00 – 18:45

Apresentação de novas abordagens em Conservação e Restauro discutidas nos Workshops do

ECR 2015.

18:00 – 18:15

Fotogrametria de obras de arte (2D e 3D) com software open source

18:15 – 18:30

Aplicações de tecnologias digitais à Conservação e Restauro (digitalização 3D de uma

secção de um Monumento de Évora, processamento de resultados e impressão 3D).

18:30 – 18:45

Abordagens analíticas na Conservação e Restauro – caso de estudo prático no

HERCULES com uma obra de arte

18:45 – 19:00

Abertura das palestras – Mediação Profª. Rita Lages

19:00 – 19:20

Ana Montalvão – “Ciência do Patrimônio: a gestão do Patrimônio Arqueológico no âmbito do

Licenciamento Ambiental em Minas Gerais”.

19:20 – 19:40

Beatriz Silva – “Monitoramento e análise das variáveis climáticas e da edificação para a

conservação de acervos”.

19:40 – 20:00

Intervalo

20:00 – 20:20

Danielle Cardoso – “Fotografia digital de bens culturais utilizando luz visível: Um guia básico”.

20:20 – 20:40

Eliana Mello – “Contributos para a conservação do patrimônio azulejar contemporâneo

brasileiro: a tipologia de danos identificada através do seu inventário”.

20:40 – 21:00

Debate de encerramento

Palestrantes:

Giulia Villela Giovani possui graduação em Conservação – Restauração de Bens Culturais

Móveis pela UFMG e Mestrado em Artes – Conservação Preventiva/Tecnologia da Obra de

Arte. Atualmente é diretora de Gestão de Acervos Museológicos – Superintendência de

Museus e Artes Visuais – Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Atua também como

professora do curso em Conservação e Restauro das disciplinas: Introdução ao Estudo da Cor e

Introdução a prática de conservação e restauro de pinturas pelo Programa Nacional de Acesso

ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Além do ARCHE, participa da linha de pesquisa: Arte

Contemporânea – produção e gestão documental; Conceitos e Critérios da Preservação de

Obras Modernas e Contemporâneas; Entrevistas com Artistas: metodologias e técnicas.

Ana Montalvão é Mestre em Artes e Bacharel em Conservação-Restauração de Bens Culturais

Móveis pela UFMG. Capacitada pelo Treinamento de Professores em Documentação

Museológica do CIDOC/ICOM e em Formação em Docência no Ensino Superior pelo

GIZ/UFMG. Concluiu todos os cursos Gestão Cultural do SENAC em parceria com o Ministério

da Cultura. Cursou um semestre de História e Arqueologia, na Universidade de Évora, e atuou

como consultora da UNESCO no Centro Nacional de Arqueologia do IPHAN, em 2014.

Eliana Mello é Bacharel em Conservação-Restauração de Bens Culturais. Tem experiência na

área de Artes, com ênfase em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.

Atualmente é mestranda em Artes, no Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da

UFMG, onde desenvolve pesquisa sobre a construção do patrimônio azulejar contemporâneo

brasileiro.

Beatriz Silva, Mestranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (Escola de

Arquitetura – UFMG). Bacharel em Conservação e Restauração pela Universidade Federal de

Minas Gerais (UFMG). Área de pesquisa: condições ambientais para conservação de acervos.

Thaís Venuto, Mestranda em Ambiente Construído Patrimônio Sustentável, na Escola de

Arquitetura da UFMG. Especialista em Arte e Cultura Barroca pela UFOP. Bacharel em

Conservação-Restauração de Bens Culturais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em

Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.

Matheus Drumond possui graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

pela UFMG. Tem experiência na área de Conservação e Restauração de escultura em madeira

policromada, livros e documentos gráficos. Suas pesquisas se concentram em temas relativos a

Arte Colonial luso-brasileira, em especial a talha e imaginária produzidas em Minas Gerais no

século XVIII. Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais – EBA -

UFRJ, na linha de História e Crítica de Arte.

Danielle Cardoso é Graduanda do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais

Móveis, da Escola de Belas Artes da UFMG, trabalha como colaboradora no Laboratório de

Documentação Científica por Imagem (iLAB), na Escola de Belas Artes.

Alexandre Oliveira Costa é graduando em Conservação e Restauração de Bens Culturais

Móveis, sendo bolsista de iniciação científica PRPq no LAPA- Laboratório de Arqueometria e

Preservação Arqueológica do Museu de História Natural e Jardim Botânico/UFMG, colaborador

e fotógrafo na pesquisa “O Acervo em Marfim luso-afro-oriental no Brasil: pesquisa

introdutória nos acervos de Minas Gerais”, desenvolvida em parceria entre a Universidade de

Évora e o Laboratório de Ciência da Conservação da Escola de Belas Artes (Lacicor).

Fale com o Museu

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