Museu Mineiro

As ações do Programa Educativo do Museu Mineiro se articulam em dois pontos: a mediação de visitas e a pesquisa. Elas são resultado de um empenho na exploração e na reflexão sobre os registros e as manifestações da cultura de Minas Gerais.

As visitas mediadas têm como público crianças, jovens e adultos de escolas, assim como o público espontâneo. Elas se caracterizam pela proposição de atividades que provocam os visitantes de forma incomum, potencializando a fruição e a contextualização histórica e sociocultural das obras em exposição. A partir de ações disparadoras e experiências expansivas, procura-se explorar as discussões referentes ao Museu, que são suscitadas pelo seu acervo, estrutura arquitetônica, localização, ou mesmo por performance de artistas convidados ou exposições de arte contemporânea temporárias. Dessa forma, a missão da equipe do Educativo é estabelecer relações de sentido entre essas discussões, o cotidiano do visitante, a cidade, a contemporaneidade, os conteúdos do acervo exposto e suas relações com o patrimônio cultural mineiro.

A equipe do Museu Mineiro trabalha em parceria com universidades, instituições museológicas, ONGs e realiza programas de educação não-formal, conformando espaços de pesquisa, seminários, workshops e cursos, sempre com acesso gratuito. Articulando atendimento ao público e pesquisa, seu objetivo é promover a produção artística e cultural dos mineiros, tornando-a acessível ao maior número de pessoas possível.

Agendamento de Visitas

As visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail: museumineiro@cultura.mg.gov.br ou pelo telefone: (031) 3269 1103.

Museu Mineiro