Concerto do Cravista Felipe Nabuco Silvestre

O Museu Mineiro  recebe no dia 8 de julho de 2015, às 20h30, em única apresentação, o cravista Felipe Nabuco Silvestre, acompanhado de Maurício Freire (flauta), Rodrigo Bustamante (violino), Elisa Freixo (cravo) e Elisete Gomes (soprano).

O evento, com entrada gratuita, marca os 60 anos de atividades musicais e 80 de vida do artista, que apresentará em seu repertório composições de RAMEAU, BACH, HAENDEL e SCARLATTI.

Erroneamente tido como precursor do piano, o cravo se difere, entre outras coisas, porque suas cordas são tangidas e não percutidas, como no piano. O cravo atingiu seu apogeu na primeira metade do século XVIII, mas foi praticamente abandonado durante o século seguinte. No início do século XX, a redescoberta dos antigos mestres e a divulgação de um imenso e valioso repertório, produzido durante cerca de 300 anos, da Renascença ao barroco, reabilitou o cravo. Como Felipe Silvestre define, “desviando-se da estética do ‘barroco’, o cravo continua, no nosso século, servindo à música”.

Sobre o artista

Felipe Silvestre nasceu no Brasil e estudou na Alemanha. Na temporada na Europa participou também dos “Cursos Internacionais de Música Contemporânea”. Dirigiu os “Encontros Internacionais de Música Barroca”, festival realizado anualmente na cidade do Porto em Portugal, e os “Cursos Internacionais de Música Barroca”. No âmbito desses cursos, produziu as séries “Barroco ao fim da Tarde” e “Música Antiga-Jovens Intérpretes”.

Sob o patrocínio da União Européia, criou e dirigiu durante três anos o “Ensemble Barroco Europeu”, orquestra de câmera composta por jovens músicos oriundos de Portugal, Alemanha, Itália, França, Áustria e Inglaterra. Recentemente apresentou-se em dois recitais em Buenos Aires, nas comemorações dos 25 anos da Academia Bach. Em 2007, apresentou em Portugal, em primeira audição, o concerto para cravo e cordas de Lindemberg Cardoso “O Vôo do Colibri”, dedicado ao próprio artista.

Em 2009, no Dia Mundial da Música, 1º de Outubro, apresentou-se com a Filarmônica de Budapeste, e posteriormente no Festival de Opole na Polônia, tocando em primeira audição nessas cidades o “Vôo do Colibri”. Em Santiago, no Chile, apresentou-se com a Tallinn Sinfonietta, tocando um concerto de Bach e o “Voo do Colibri”. Apresentou ainda essa obra com a Russian Virtuosi of Europe, Orquestra de Câmera de Budapeste, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e Orquestra Bachiana Brasileira do Rio de Janeiro.

Realizou, em 2008, o evento “O Cravo no Brasil, três gerações de cravistas brasileiros”, na Casa Fiat de Cultura em Belo Horizonte, e, em 2013, a Primeira Semana do Cravo da UFMG. Foi homenageado pela Universidade Federal de Minas Gerais pelo trabalho de divulgação da música barroca no Brasil e no exterior.

Desde 2006 é “Artistc Adviser” da FAS Arts Management – NY, e Diretor Executivo da NGS Eventos Culturais-Brasil

REPERTORIO:

J.PH.RAMEAU (1683/1764) – Prelude / Le Rapell des Oiseaux / Le Tambourin J.S.BACH(1685/1750) – Sonata em sol menor para flauta e cravo –  Allegro / Adagio / Allegro

G.F.HAENDEL (1685/1782) – Sonata para violino e cravo em fá menor – Adagio man

Mon tanto – Allegro / Largo / Allegro assai

J.C.BACH (1735/1782) – Sonata em dó maior para cravo a 4 mãos – Allegro / Rondo allegretto

ALESSANDRO SCARLATTI (1660/1725) – Da cantata “Correa nel seno amato”, Recitativo “Piante insensate e fide”, Ária “Idolo amato”, Recitativo “Ma voi, occhi dolente”; Ária  “Onde belle”

Evento: Museu Mineiro recebe o cravista Felipe Nabuco – Silvestre

Data: 8 de julho de 2015     Horário: 20h30