O Musica Figurata apresentará pela primeira vez em Belo Horizonte Cantatas e Duetos de Alessandro Scarlatti. No repertório que será apresentado no próximo dia 20 de setembro, o grupo trás peças como “Mondo non più”, cantata que estava perdida há mais de 70 anos. Serão apresentados também os duetos “Marc’antonio e Cleopatra e Questo silentio ombroso” que ilustram a genialidade desse compositor.
O concerto integra a programação do Museu Mineiro para a 11ª Primavera de Museus, que tem como tema este ano “Museus e suas memórias”
Sobre o grupo
Fazer e divulgar a música Renascentista, Barroca e Pré-Clássica (séculos XVI ao XIX) dando destaque especial para a música colonial, é a perspectiva que rege e define o trabalho do Musica Figurata. Criado em 2003 pelo cravista Robson Bessa, o Musica Figurata vem se desenvolvendo e projetando no cenário nacional devido a suas constantes apresentações nas salas de concertos de Belo Horizonte e cidades históricas mineiras, e em especial, à série de concertos mensais promovida pelo Museu Mineiro, iniciada em 2005.
O grupo, que hoje é referência na interpretação da música colonial mineira, se propõe promover o diálogo entre as diferentes artes, para recriar, da maneira mais autêntica, a atmosfera histórica, artística e cultural dos períodos acima citados. A partir da utilização de réplicas de instrumentos de época, como cravo, violino barroco, viola da gamba, entre outros, o grupo tem como princípio inequívoco primar pela autenticidade histórica, isto é, pelo resgate da concepção musical que cada compositor, em sua respectiva época e contexto social, imprimiu em suas obras. Trata-se, pois, de reunir o rigor da técnica ao da pesquisa histórica, para trazer
Grupo Música Figurata – “Cantatas e duetos de Alessandro Scarlatti”
Data: 20 de setembro
Horário: 20h
Valor: R$ 20 (interira) R$ 10 (meia)
Venda: https://www.sympla.com.br/cantatas-e-duetos-de-alessandro-scarlatti__182950
Lotação do espaço: 90 pessoas
Leave a Reply