Museu Mineiro
Grupo Música Figurata realiza série de concertos no Museu Mineiro

Grupo Música Figurata realiza série de concertos no Museu Mineiro

O Museu Mineiro recebe o Grupo Música Figurata para uma série de concertos, que serão realizados na Sala das Colunas do Museu, instituição vinculada à Superintendência de Museus e integrante do Circuito liberdade.

“O Barroco da Itália ao coração do Brasil” é o título do primeiro concerto que acontece no dia 18 de maio, a partir as 19h30. O grupo apresenta neste dia cantatas de Alessandro Scarlatti, Louis-Nicolas Clérambault, Caetano Melo de Jesus, assim como trio-sonatas e um inédito Dueto para violino e baixo que ficou mais de duzentos anos esquecido no Museu da Inconfidência.

Os próximos concertos agendados no Museu Mineiro acontecem nos dias:

Verdi Napoli e puoi muori – O Barroco no sul da Itália;

A Cantata italiana em Portugual

Concerto didático para crianças e jovens

Os ingressos custam R$ 30,00 (trinta reais) inteira e R$15,00 (quinze reais) meia e podem ser adquiridos no site WWW.simpla.com.br

 

Sobre o grupo

Fazer e divulgar a música Renascentista, Barroca e Pré-Clássica (séculos XVI ao XIX) dando destaque especial para a música colonial, é a perspectiva que rege e define o trabalho do Musica Figurata.

Criado em 2003 pelo cravista Robson Bessa, o Musica Figurata vem se desenvolvendo e projetando no cenário nacional devido a suas constantes apresentações nas salas de concertos de Belo Horizonte e cidades históricas mineiras, e em especial, à série de concertos mensais promovida pelo Museu Mineiro, iniciada em 2005.

O grupo, que hoje é referência na interpretação da música colonial mineira, se propõe promover o diálogo entre as diferentes artes, para recriar, da maneira mais autêntica, a atmosfera histórica, artística e cultural dos períodos acima citados.

A partir da utilização de réplicas de instrumentos de época, como cravo, violino barroco, viola da gamba, entre outros, o grupo tem como princípio inequívoco primar pela autenticidade histórica, isto é, pelo resgate da concepção musical que cada compositor, em sua respectiva época e contexto social, imprimiu em suas obras. Trata-se, pois, de reunir o rigor da técnica ao da pesquisa histórica, para trazer à tona uma música que, embora temporalmente distante, transcende, como toda arte verdadeira, épocas e culturas, e proporciona ao público momentos de elevado deleite.

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