Museu Mineiro
Veja como foi o Seminário “Mediação Diálogos Expandidos” – 2 e 9 de março 2015

Veja como foi o Seminário “Mediação Diálogos Expandidos” – 2 e 9 de março 2015

O Seminário Mediação: diálogos expandidos em educação teve o intuito de flexionar o tema da educação em museus por meio de discussões em torno da mediação. Dessa forma, procurou-se envolver profissionais de distintos campos da arte e da educação, encarando a mediação como ponto nevrálgico da prática educativa. Fazendo um voto pela pluralidade de pensamento, o Seminário flertou com questões caras às Artes Cênicas, Artes Visuais, História da Arte e Crítica, ligando-as a conceitos como inclusão, interação, invenção, dentre outros.

A ideia de articular diferentes perspectivas, oriundas de diferentes áreas de conhecimento, contribuiu para o arejamento e o enriquecimento das nossas noções de mediação. Por outro lado, ao associar palestras a momentos interativos, ou oficinas, que exploraram diferentes modelos de atenção, pôde-se provocar os participantes a penetrar o campo da reflexão de diferentes maneiras. Seja estimulando os 5 sentidos por meio de dinâmicas de apelo sensorial, seja criando frentes de debates com equipes definidas, ou usando diversos aparatos para criar uma nova experiência visual sobre o Museu e o seu acervo, esses momentos interativos empenharam diferentes facetas perceptivas dos indivíduos presentes na construção dessa noção de mediação.

Desdobramentos

Na ocasião do Seminário Mediação: diálogos expandidos em educação, o Museu Mineiro lançou uma publicação homônima em que se veiculou textos dos seminaristas convidados. Foram acrescentados a esses textos, outras produções que ficaram a cargo do Programa Educativo do Museu e da Diretoria de Linguagens Museológicas da Superintendência de Museus e Artes Visuais do Estado de Minas Gerais. Na tentativa de ampliar o alcance das questões trazidas para o evento, essa publicação tem sido distribuída no Museu, bibliotecas e em escolas da rede de ensino municipal e estadual.

Para o site do Museu, realizou-se ainda uma terceira ação. Além de trazer à baila as pesquisas dos quatro palestrantes, convocou-se ainda o empenho de mais cinco pesquisadores que atuaram como relatores. Dessa forma, encontra-se aqui um material inédito, elaborado em formato livre (imagens, textos dissertativos, entrevistas) que procura esmiuçar ou desdobrar o conteúdo trabalhado nas palestras e textos dos pesquisadores palestrantes.

O Seminário fez parte das ações previstas no Projeto de Manutenção do Programa Educativo do Museu Mineiro, patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, edital de 2012.

Tales Bedeschi (educador)

Convidados:

Cayo Honorato

Mediação, museu e educação

Professor adjunto no Depto. de Artes Visuais (VIS) do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB), na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais, com pesquisa, principalmente, sobre os públicos e a mediação cultural no âmbito das relações entre as artes e a educação. Doutor em Educação, na linha de Filosofia e Educação, pela FE/USP; mestre em Educação, na linha de Cultura e Processos Educacionais, pela FE/UFG; especialista em Arte Contemporânea e bacharel em Artes Visuais pela FAV/UFG.

Renata Mara

Mediação, corpo e inclusão

Renata Mara é bailarina,  professora e pesquisadora em dança. Professora de Expressão Corporal no Curso de Artes Cênicas (UFOP). Mestre em Artes (UFMG); pós-graduada em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte, Educação e Cultura (UEMG); graduada em Psicologia (PUC – MG). É professora certificada do método Danceability International – Dança para todos. Tem proposto pesquisas e oficinas que abordam o corpo a partir de seus sentidos. Montagem, atuação e circulação do espetáculo “Desassossego em Branco”, dirigido por Tuca Pinheiro.

 Rodrigo Vivas

Mediação, arte e história 

O pesquisador, professor e curador Rodrigo Vivas é doutor em história da arte pela Unicamp, professor do programa de pós-graduação e graduação da Escola de Belas Artes UFMG. Diretor do Centro Cultural UFMG. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPQ – Memória das Artes Visuais – BH que estuda as obras artísticas pertencentes aos acervos de Belo Horizonte. Dentre as inúmeras publicações destaca-se: Por uma história da arte em Belo Horizonte e a curadoria – O Olhar: do íntimo ao relacional realizada no Museu de Arte da Pampulha em 2014 que colocou em diálogo obras do Museu Histórico Abílio Barreto, Museu Mineiro e Museu da Pampulha.

Christina Fornaciari

Mediação, escola e o corpo 

Christina Fornaciari atua na interface entre as Artes, a Educação e os Direitos Humanos. É Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, Mestre em Performance e Direitos Humanos pela Queen Mary University of London e Mestre em Teorias e Práticas Teatrais pela USP. Possui graduação em Direito pela Faculdade Milton Campos e formação pelo Teatro Universitário da UFMG. Atualmente está vinculada à FaE – Faculdade de Educação da UFMG, onde leciona as disciplinas de arte-educação no curso de Pedagogia, bem como nas licenciaturas em LAL – Literatura, Artes e Linguagem do FIEI (Formação em Educação Intercultural Indígena) e do LeCampo (Licenciatura em Educação do Campo). É organizadora do livro “Corpo em Contexto” (2014), que aborda o fazer artístico junto a minorias étnico-sociais.

Confira aqui os relatos produzidos pelos convidados: 

relato1 (João Paulo Andrade)  relato2 ( Pauline Braga)  relato3 (Daniel Torquete)  relato4 (Gisele Guedes) relato5 (frederico Caiafa) relato6 (Renata Mara)

Fotografias de Luciana Tanure.

Mediação – Diálogos expandidos em Educação

Publicação voltada para o flexionamento de discussões em torno da educação em Museus. Profissionais de diversas áreas da arte e da educação foram convidados para discutir o tema Mediação.

Encarando – o como ponto nevrálgico da prática educativa, procurou-se tensioná-lo em meio à experiências e perspectivas distintas. Nesta publicação, a mediação entre elementos da cultura é vista sob diferentes perspectivas. Em cada um dos textos, existe uma motivação e um viés específicos que dão sentido à palavra.

1383338_876489289080122_2285112619741635290_n 11026285_876489279080123_8978765017717221600_n

 

11038124_10152757097313424_2056959751215475482_n

 

 

Fale com o Museu

Museu Mineiro