Em 2015, o município de Pitangui completa 300 anos de criação e para comemorar data tão relevante a Secretaria de Estado de Cultura – SEC, junto com suas entidades vinculadas, o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e a Superintendência de Museus e Artes Visuais homenageiam a cidade com a exposição “Pitangui: três séculos de história”.
O Arquivo Público Mineiro (APM), instituição centenária, tem como missão orientar o processo de gestão, executar o recolhimento, a guarda, apreservação e promover o acesso ao acervo arquivístico do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais e aos documentos privados de interesse público, incentivando a pesquisa, a divulgação de documentos e com acesso
franqueado a todo e qualquer cidadão. Ao longo de sua existência, o APM recolheu e mantem sob sua guarda, precioso patrimônio documental do Estado de Minas Gerais. Nessa exposição, apresenta uma pequena mostra de documentos dos séculos XVIII, XIX e XX, representando aspectos sociais, econômicos, geográficos e políticos de Pitangui .
A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, a casa dos livros e da leitura do Estado de Minas Gerais, é responsável por implantar e gerenciar programas de formação, preservação divulgação e acesso ao acervo bibliográfico sob sua guarda, atuando como biblioteca modelo para as bibliotecas públicas municipais do Estado. Para celebrar os 300 anos de Pitangui, foi selecionado o que há de mais precioso no acervo das “Coleções Especiais”, com destaque para as obras escritas por cidadãos pitanguenses, jornais publicados no município, dentre eles o menor jornal do mundo, conforme atestado pelo livro de recordes Guinness: o jornal “Vossa Senhoria” do ano de 1946. Responsável pelo estabelecimento da política museológica no Estado de Minas Gerais a equipe da Superintendência de Museus e Artes Visuais – SUMAV organizou o acervo aqui exposto, tendo em vista proporcionar ao público visitante acesso a parte significativa da documentação recolhida e mantida sob a guarda da SEC, que revela importantes aspectos da história de Pitangui. As entidades se sentem honradas em desenvolver esse projeto conjuntamente e esperam que o público presente possa fruí-la da melhor forma possível.
De 10/04/2015 até 10/05/2015
Horário de Funcionamento:
Terça à sexta: 10h às 19h
Quinta-feira: 12h às 21h
Sábado e domingo de 12h às 19h.