Cara ou Coroa, nova exposição do desenhista José Octavio Cavalcanti, será inaugurada no dia 19 de maio, na Galeria de Exposições Temporárias e na Sala Multiuso do Museu Mineiro, integrando a programação da 13ª Semana de Museus.
Natural de Belo Horizonte, José Octavio Cavalcanti usa a técnica de grafite sobre papel ou sobre longos paineis de madeira, para retratar minuciosas paisagens urbanas e rurais. Em contraponto, produz grandes peças com temática irreverente, apresentadas em forma de dípticos e mandalas, em técnica acrílica, colagem, aquarela ou lápis de cor. Tanto os desenhos, quanto os demais trabalhos apresentam forte impacto visual, e mais de 90 foram selecionadas para a exposição.
A obra que dá nome à mostra é um díptico de 2001, que, do lado Cara apresenta o mapa do Brasil, com os estados aparentemente se encaixando, representados em curvas de nível e, do outro, Coroa está figurado o mesmo mapa espelhado com inúmeras gambiarras elétricas, inspirado no apagão de 2001.
Em 2015, trabalhando o tema sustentabilidade, foi criada uma nova versão de Cara ou Coroa, inspirada na Gandarela. Cara: Salve a Serra é uma leitura lúdica/poética do que ainda se mantém de certa forma preservado, enquanto Coroa: Natureza Morta é uma alusão ao que poderá acontecer com o nosso maior manancial, que abastece grande parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Neste caso, o desenho tem como referência uma sutil representação da Cachoeira das Andorinhas, localizada no Vale do Paraíso, em Santana do Pirapama, contrastando com uma coletânea de imagens do que sobrou de áreas mineradoras – Itabirito, do Pará e de Nova Lima. Fecha o desenho, a massa edificada de Belo Horizonte ao fundo da área remanescente da Mina de Águas Claras.
O objetivo da exposição é suscitar a reflexão sobre questões relacionadas à sustentabilidade, como um dos maiores desafios da vida moderna. Com a exploração desse tema, busca-se fomentar a conscientização quanto à ação individual ou coletiva sobre o ambiente em que se vive, enfatizando, ainda, a necessidade de uma ampla participação comunitária, solidária e criativa.
A mostra Cara ou Coroa tem entrada gratuita, e ficará disponível para visitação até o dia 16 de agosto de 2015.