O Museu Mineiro inaugura no próximo dia 11 de maio (sábado) a exposição InventaRios, que ficará em exibição na Galeria de Exposições Temporárias I até o dia 30 de junho de 2019.
A mostra InventaRios idealizada pelo Collectif EthnoGraphic, composto pelos artistas: Émilie Renault, Ghislain Botto e Leticia Panisset, e participação de Paulo Baptista e Pedro Panisset, trata da construção dos sentidos da existência de um rio a partir de dois movimentos: busca significar o rio a partir dos relatos dos habitantes sobre a água e a vida na região e o inventário da bacia do Rio Capivari realizado juntamente com os moradores da região. Esse inventário gerou a produção de mapa oficial, nomeando cerca de cinqüenta afluentes e nascentes e possibilitou a criação de um índice da situação d’água.
A mostra InventaRios apresenta em seu acervo os seguintes trabalhos:
1 – A linha do rio e seus potes – instalação de desenho, potes de cerâmica e água coletada nos afluentes do Capivari. Os potes foram feitos por Paulo dos Santos Oliveira, da família de poteiros da comunidade do Jacú, no Serro;
2 – Itambé,mãe de todos – painel cerâmico em porcelana, desenho e esmalte, queima e redução em alta temperatura. Placa cerâmica realizada por Dimas Azevedo de Antão.
3 – Até as pedras secaram – instalação – barro, realizada por Auricélio Cardoso dos Santos.
4 – Águas que vão juntando no rio – instalção sonora contendo paisagem sonora desenvolvida por Pedro Panisset.
5 – Do conto da linha do rio – instalação de materiais gráficos sobre jirau, mesa de varas de madeira.
Exposição – inventaRios
Local: Galeria de Exposições Temporias I – Museu Mineiro
Avenida João Pinheiro, 342, Funcionários, Belo Horizonte/MG,
Informações: (31) 3269-1103
Período: de 11 de maio a 30 de junho de 2019
Horário de visitação: de terça a sexta-feira – 10h às 19h | sábado, domingos e feriados – 12h às 19h
Entrada Gratuita
Leave a Reply