14ª Semana de Museus – de 16 a 22 de maio – Programação Museu Mineiro -

Museu Mineiro realiza uma série de atividades durante a 14ª Semana de Museus

Museus e Paisagens Culturais é o tema da 14ª Semana de Museus, proposta pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de Maio, quando museus brasileiros, convidados pelo IBRAM, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.

A edição da Semana de Museus este ano simboliza um convite para que o território seja compreendido ou ressignificado como espaço cultural vital das comunidades. Para além da preservação da memória, os museus têm um importante papel na qualificação dos entornos, sejam eles vilas, cidades, ou quaisquer locais que importem às populações em relação a suas identidades e à preservação de seu patrimônio. Sob essa ótica, os museus assumem um papel estratégico no desenvolvimento local, na construção da cidadania e como dinamizador de oportunidades culturais e econômicas.

Dentro dessa temática, o Museu Mineiro preparou uma série de atividades gratuitas, tais como ações e instalações, exposição, lançamento de livros, visitas mediadas, Confira a programação e participe!

1 – Visita Mediada

Data: 17/05 a 22/05/2016

Horários: terças, quartas e sextas-feiras: das 10 h às 19h / quintas-feiras: das 12h às 21h / sábados e domingos: das 12h às 19h

Descrição: Realização de roteiro focado nas obras que retratam paisagens, nas pinturas de Aníbal de Mattos, José Marques Campos e Francisco Rocha. O percurso começa na Sala Multiuso, onde estão expostas a obras em questão, e segue para a rua, percorrendo a Avenida João Pinheiro, situando historicamente e geograficamente o visitante e trazendo um olhar de dentro pra fora.

Entrada Gratuita

2 – Exposição – Paisagem Cultural / Narrativas – Helena Campos e Altino Caldeira

Abertura: 18 de maio às 19 horas

Período da exposição: 19 de maio a 20 de julho de 2016

Horário de visitação:  3ªterças, quartas e sextas-feiras: das 10 h às 19h / quintas-feiras: das 12h às 21h / sábados e domingos: das 12h às 19h

Local: Galeria de Exposições – Museu Mineiro

Descrição: O arquiteto Altino Caldeira e a artista plástica Helena Campos apresentam na mostra um acervo de 40 obras (esculturas e pinturas) que dialogam com as cores da paisagem arquitetônica e dos jardins floridos e pujantes dos transeuntes que passeiam e vivem nas cidades, com seus dramas, alegrias e histórias

Entrada Gratuita

3 – Lançamento livro – A Cerâmica no Brasil – Sistematização Bibliográfica de Mary Di Iorio

Data: 20 de maio

Local: Sala Multiuso

Descrição: O projeto “Estudo e Sistematização bibliográfico bibliométrico sobre cerâmica no Brasil”, é um projeto único no País, contínuo, dando enfoque á Cerâmica Arte, Cerâmica Indígena, Cerâmica Popular e/ou Artesanal no Brasil, e conta hoje, com aproximadamente 6.000 referências bibliográficas em um Banco de Dados (PHL) e todo material referenciado : livros, revistas, artigo de jornal, tese de doutorado, dissertação de mestrado, projeto de pesquisa, filmes, folders, catálogo, calendário, boletins, CDrom, enfim, todo e qualquer material encontrado no país e no exterior sobre o assunto

Entrada Gratuita – sujeita a lotação do espaço

4 – Lançamento livro – Rios Invisíveis da Metrópole Mineira, bate-papo ilustrado com o autor Alessandro Borsagli

Data: 21 de maio

Local: Sala Multiuso

Descrição: O livro “Rios Invisíveis da Metrópole Mineira”, resultado de cinco anos de pesquisa sobre os rios urbanos de Belo Horizonte, surge com a intenção de promover o (re)conhecimento do que se perdeu ao longo dos anos com o processo de desenvolvimento de Belo Horizonte. Ao se conhecer como um dia foi o saudável convívio dos elementos naturais com a vida urbana, é fácil perceber como a negação e a vedação de nossos rios acarretou na piora na qualidade de vida e em nosso cotidiano”.

5 – Ações e Instalações promovidas pelo Instituto Undió

Data: 21 de maio

Horário: 16h ás 19h

Local: Jardim do Museu Mineiro

Descrição: O projeto Nessa Rua Tem um Rio é uma das ações que o Instituto Undió desenvolve há sete anos no hipercentro de Belo Horizonte. O projeto acontece em caráter colaborativo entre grupo de alunos do Undió e artistas convidados. As atividades propõem interferências poéticas na Rua Padre Belchior e arredores. Dentro da temática Paisagens Culturais, o grupo irá propor ações que se relacionam como acervo e com entorno do Museu Mineiro. Artistas convidados: Marta Neves, Fernando Cardoso, Wilson de Avellar, Xepa ( Viviane Gandra e Marcelino Peixoto) e Thereza Portes.