Museu Mineiro inaugura a exposição PAREIDOLIA, com colagens de Roberto Marques

PAREIDOLIA, com obras em colagens do artista plástico Roberto Marques, é a exposição que será inaugurada no dia 6 de novembro na Sala de Exposições Temporárias do Museu Mineiro. A instituição integra o Circuito Liberdade e é vinculada à Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

A palavra que dá título à exposição é bem pouco utilizada, embora seu significado esteja ligado a um conceito de uso comum: associar imagens criadas aleatoriamente na natureza a um objeto ou a uma figura real. Assim, comumente vimos em nuvens, montanhas, líquidos escorridos ou manchas algum tipo de imagem do nosso cotidiano; isto é PAREIDOLIA.

O artista Roberto Marques utilizou este conceito para criar obras inéditas, a partir de sobras de papel que guardou em seu atelier. Muitos dos trabalhos executados durante a sua carreira serão expostos no Museu Mineiro. O artista produziu trabalhos que remetem a formas reais e a objetos originários da sua imaginação, obtendo novos caminhos para desenvolver sua arte de criar em papéis multicoloridos.

Roberto Marques explica a essência do seu fazer artístico. “A exposição tem como objetivo principal valorizar a forma visual plana, sua beleza simples e pura, intencional ou casual, obtida através do recorte de papéis, evidenciando-se as partes na reconstituição do todo. O resultado é uma nova possibilidade visual, que se distancia das relações de semelhança com o objeto original convencional, revestindo-o de uma roupagem criativa e inusitada, a partir de uma matriz básica, que gera o reconhecimento do conteúdo através do fenômeno psicológico da PAREIDOLIA

A mostra, que ficará em exposição até o dia 13 de fevereiro de 2016, apresentará ao público cerca de 80 obras em colagem com papel colorplus, sendo 20 trabalhos inéditos, concebidos especialmente para a ocasião. As obras fazem parte das séries elaboradas por Roberto Marques, como Sertão Encarnado, Grafismo, BH 100 anos, 5 cidades, entre outras, trazendo inúmeras possibilidades de ação educativa e participação do público de todas as idades.

SOBRE O ARTISTA

Roberto Marques nasceu em Recife, em 1954, e veio para Belo Horizonte com apenas seis meses de idade. Graduou-se em Comunicação Visual na FUMA, em 1980. Entre 1981 e 2000, o artista manteve um escritório de design gráfico e, desde sua graduação, trabalha com desenho, caligrafia, lettering, alfabetos, colagens, cartazes e objetos. Ministra cursos de tipografia e design em instituições de ensino como o SENAC, PUC-Minas, FUMA, UEMG, FUMEC e INAP.

Participou de diversas mostras, tanto coletivas (desenhos, IAB/BH, 1987; colagens, 4º N-Design, BH, 1993), quanto individuais (colagens, Centro Cultural UFMG/BH, 1993; colagens, Sala Miguel Bakun, Curitiba, 1994; desenhos, Bar Soho/BH, 1997; colagens e cartazes de teatro, Teatro Nansen Araújo/BH, 1999; cartazes com colagem, CECOTEG/SESI/FIEMG/BH -1999). Produziu ainda trabalhos em colagem para a mostra “Sertão Encarnado” (BH e interior mineiro, 2008/2009), “Mitos: Metamorfoses na Biblioteca” (BH, interior mineiro, São Paulo e Rio de Janeiro, 2011/2012) e “Olhares Múltiplos sobre cinco cidades” (BH – CCBB / Brasília – Galeria Mário de Andrade do IPHAN, 2014).

ABERTURA: 6 de novembro de 2015

HORÁRIO: 19h