Prorrogação Exposição Ervanaria Móvel  – Expedição I – Estrada Real

Prorrogação Exposição Ervanaria Móvel – Expedição I – Estrada Real

A exposição Ervanaria Móvel – Expedição I – Estrada Real fica exposta na galeria de exposições temporárias do Museu Mineiro até o dia 25 de outubro! Ainda dá para conferir.

Ervanaria é um projeto surpreendente. Seus realizadores, um grupo de jovens artistas visuais, composto pela paulista Fernanda Rappa, pelo paraense Márcio Diegues e pelos mineiros Pierre Fonseca e Guilherme Cunha, fizeram uma longa viagem pelo interior mineiro passando por localidades como Conceição do Rio Verde, Parque Estadual do Ibitipoca, São Gonçalo do Rio do Peixe, Santuário do Caraça, Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Rita do Sapucaí, Lima Duarte, Arantina, Santa Bárbara, Andrelândiae Serra do Cipó. Durante a viagem, viabilizada pela seleção na 11ª Edição do Prêmio Rede Nacional Funarte Artes Visuais, por regiões onde prevalece a vegetação de cerrado, fizeram um intenso trabalho de pesquisa e documentação, constatando sua rica biodiversidade. Segundo os próprios artistas sua intenção era realizar “uma série de experimentos poético-científicos, interligando os saberes promovidos pelos campos da arte, botânica, farmacologia e antropologia às práticas e conhecimentos tradicionais encontrados junto às populações locais, pertencentes às regiões ou povoados visitados”.

Pelo contato com a população local, mais especificadamente com os raizeiros da região, tiveram acesso ao que chamaram de “Receitas Medicinais e Mágicas”. A recriação da história destes verdadeiros guardiões da natureza era um dos objetivos principais do grupo e esta  intensa vivência entre eles proporcionou uma riqueza de possibilidades.

Deste material, e da documentação levantada no período, criaram um “Espaço de Trocas, Convivência e Experimentações Poéticas”, que resultou nos trabalhos aqui expostos. Nesse espaço, também conceberam e produziram o Módulo Móvel, que nomearam com o simpático nome de “Ervanaria Móvel”.

Veja aqui algumas fotos ( fotos de Fernanda Rappa):