Museu Mineiro
Palestra com os artistas André Hauck e Camila Otto e o curador Júlio Martins- Projeto Entre-Lugares

Palestra com os artistas André Hauck e Camila Otto e o curador Júlio Martins- Projeto Entre-Lugares

A palestra com os artistas André Hauck e Camila Otto e o curador Júlio Martins, sobre o projeto Entre-Lugares, dos artistas através do XIII PRÊMIO FUNARTE MARC FERREZ DE FOTOGRAFIA.
Foi produzido um arquivo fotográfico cujo fio condutor foi o território de fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina, em específico a cidade de Foz do Iguaçu. Permeada por atividades cotidianas, turísticas e práticas como o contrabando e o narcotráfico, Foz do Iguaçu, apresenta características únicas e peculiares, problemáticas de um território dividido e pouco explorado por investigações artísticas e fotográficas.
Intenta-se refletir sobre a ocupação do espaço urbano pela arquitetura em um território dividido e fragmentado, um lugar com intenso intercâmbio cultural, social e político. Uma pesquisa que transita entre as artes visuais e processos documentais utilizados em estudos topográficos e arquitetônicos.
A fronteira muito além de separar dois Estados-Nação abrange relações distintas, ou seja, um intercâmbio cultural, social e político que contribui para que o processo de diferenciação entre o “eu” e o “outro” seja perceptível. Desta forma a construção e a reconstrução da identidade nestas regiões envolvem processos de contradições e ambigüidades, problemas que tornam essa região rica em possíveis investigações.
Ao Final deste processo o projeto viabilizou a publicação do Livro Entre-Lugares, com texto de apresentação do curador Júlio Martins e parceria com a NUNC – edições de artistas Editora. Assim o livro propõe reflexões sobre as territorialidades humanas na cidade fronteiriça de Foz do Iguaçu, enfatizando as dinâmicas de integração e fragmentação do espaço urbano bem como a identidade da população em um contexto efêmero e variante.

Fale com o Museu

Museu Mineiro