Oficina de Férias : Des-desenho com José Cavalcanti  – 23, 24, 27, 28 e 29 de julho de 2015

Oficina de Férias : Des-desenho com José Cavalcanti – 23, 24, 27, 28 e 29 de julho de 2015

OFICINA Des-desenho com José Cavalcanti

Data: 23, 24, 27, 28 e 29 de julho de 2015

Carga-horária: 20h

Local: Museu Mineiro – Sala Multiuso

Ministrante: Artista José Octávio Cavalcanti

Inscrições: até 20 de julho

E-mail: museumineiro@cultura.mg.gov.bv

Taxa de inscrição: R$ 50,00 (incluso material e lanche)

O pagamento pode ser realizado no dia da 1ª aula

*alunos da rede pública de ensino fundamental e médio possuem isenção

**será fornecido certificado

Descrição:

A oficina de desenho acontecerá nos espaços do Museu Mineiro, entre as 90 obras que compõem a exposição temporária de José Cavalcanti. A observação e a criação se misturam em propostas dinâmicas, em grupo e individuais, explorando técnicas de desenho utilizadas por Cavalcanti. Durante 5 dias de imersão, o público terá a oportunidade de descobrir e desenvolver suas habilidades artísticas, envolvido pelo universo do Museu. De caráter interativo, a oficina tem por objetivo despertar o interesse e promover a colaboração entre pessoas, através de atividades inusitadas e divertidas, desenvolver linguagens bi e tridimensionais, ritmo e desenho intuitivo. A atividade também desenvolverá exercícios que promovam maior liberdade no desenho dos alunos, fazendo-os livrar-se do medo de errar e de perder o controle. Além de trabalhar com conceitos da história da arte e seu desenvolvimento, ao longo da semana.

A oportunidade do artista ministrar um curso de desenho no mesmo período de exibição da mostra será extremamente rica. Ao mesmo tempo em que aprecia os trabalhos do artista, o público, interessado em desenvolver seu talento ou mesmo em ter contato com desenho, poderá potencializar sua participação na oficina.

CURRÍCULO

JOSÉ OCTAVIO VIEIRA CAVALCANTI (BH – 1947) é graduado em Arquitetura e em Artes Plásticas pela UFMG e tem título de Especialização em Arte-Educação pela UEMG. Além do seu trabalho como arquiteto, foi Gestor de Cultura da SEC e professor do Curso de Design da FUMEC. Criou a Oficina de Des-Desenho e o projeto BELO – ab hoc et ab hac, como homenagem ao 1º centenário de Belo Horizonte. Fez várias viagens pelo Brasil, Europa e Estados Unidos, durante as quais executou desenhos de observação a partir do natural. Participou do Encontro das Américas (1997) e publicou os livros Ponto de Fuga – Desenhos de Belo Horizonte e, junto com outros seis artistas, LIBERDADE. Elaborou desenhos de Bom Jesus de Matosinhos para o Memorial Congonhas/UNESCO e participou da exposição Olhares Múltiplos sobre 5 Cidades (2014 – Belo Horizonte/CCBB e Brasília/IEPHA), mostra visitada por mais de 50 mil pessoas, onde exibiu 21 desenhos. Com seus trabalhos obteve prêmios como Brasil Olímpico 2009 e menções honrosas na V Bienal de Santos e no 1º Salão de Arte e I Salão do Mar, ambos em Vitória/ES. Profissional de múltiplas atividades, José Octavio Cavalcanti exibe suas obras em exposições coletivas e individuais, em salões de arte e em bienais; produz painéis e desenhos para bancos, edifícios, Casa Cor e escritórios; elabora cenários para peças teatrais e ilustrações para livros e encartes de CD. O traço de José Octavio distingue-se pela precisão, minúcia e poiesis características, frutos de uma observação criativa, que integra a capacidade de apreensão do universo urbano à chama da fantasia e da emoção.