Instruções para acesso de pesquisadores ao acervo documental do Museu Mineiro e Centro de Estudos e Difusão da Arte Mineira – CEDAM

A Diretoria de Gestão de Acervos Museológicos da Superintendência de Museus e Artes Visuais (SUMAV) divulga instruções para que pesquisadores possam ter acesso ao acervo de documentos e fotos do Museu Mineiro e Centro de Estudos e Difusão da Arte Mineira (CEDAM), inaugurado em dezembro de 2016.

As instruções foram estabelecidas, no intuito de preservar o estado de conservação dos documentos e fotos  que estarão a disposição dos interessados.

1 – A pesquisa deve ser previamente agendada através de e-mail ou telefone, especificando-se o objeto ou assunto da pesquisa.

2 – Durante sua permanência na Sala de Pesquisas da SUMAV, o pesquisador sempre deverá estar acompanhado de um funcionário da instituição.

3 – São permitidos apenas lápis (ou lapiseira) e borracha na Sala de Pesquisas.

4 – É permitido fotografar a documentação relativa ao acervo do Museu Mineiro com celulares, máquinas fotográficas, scanners de mão e outros equipamentos similares, trazidos pelo pesquisador, desde que sem flash e em baixa resolução, apenas para fins de pesquisa e, em nenhuma hipótese, para fins de divulgação e reprodução dos documentos.

5 – Em caso de cessão de imagens do acervo será cobrado o valor de R$ 2,50 por cada imagem cedida, mediante assinatura do Termo de Responsabilidade de Cessão de Direito de Uso de Imagens. Nesse caso, o pesquisador deve trazer a mídia (pen drive ou CD) para gravação das imagens; outros casos serão analisados individualmente.

6 – Os livros do CEDAM podem ser reproduzidos, contanto que sejam respeitados os critérios e normas dispostos na Lei nº 9.610/98, de Direitos Autorais.

7 – Durante a pesquisa não é permitido o consumo de qualquer alimento ou bebida.

8 – O celular deve ser mantido em modo silencioso e, quando necessário, deve ser atendido fora da sala de pesquisa.

9 – Cuide de seus equipamentos eletrônicos e outros materiais, pois eles são de sua inteira responsabilidade.

Horários disponíveis para pesquisa:

Documentação sobre o acervo do Museu Mineiro: terças e quintas, das 09h às 17h.

CEDAM: segunda a sexta, das 10h às 16h.

Contato para agendamento: Márcia Boscarino

marcia.boscarino@cultura.mg.gov.br