Museu Mineiro recebe a  mostra  “Cartografar, pintar e desenhar Minas Gerais”

Museu Mineiro recebe a mostra “Cartografar, pintar e desenhar Minas Gerais”

Com curadoria da historiadora Junia Ferreira Furtado (UFMG), o Museu Mineiro recebe a partir do dia 9 de julho a exposição Cartografar, pintar e desenhar Minas Gerais, cujo acervo apresenta a evolução cartográfica da representação de Minas Gerais, de capitania a província, nos séculos 18 e 19. A transformação da região foi registrada em mapas manuscritos, mostrando a dinâmica de sua expansão territorial e crescente população (do centro para o exterior). Três áreas separadas evoluíram: a região do ouro (centro), a região do diamante (nordeste) e os sertões, ainda ocupados pelos índios (leste e oeste).

A exposição Cartografar, pintar e desenhar Minas Gerais, em exibição no Museu Mineiro: Olhares sobre o globo e sobre o Brasil, no Centro Cultural Minas Tênis Clube e Belo Horizonte e a Cartografia de uma Cidade Planejada, no Museu Histórico Abílio Barreto integram a mostra inédita O Desafio Cartográfico do Novo com acervos de documentos raros vindos de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Cerca de 350 mapas, plantas, manuscritos e outros grandes tesouros da cartografia mundial, tendo como foco o Brasil serão exibidos nas exposições. A mostra permite que o público conheça um panorama raríssimo com um conjunto de documentos com informações de toda natureza – geográfica, territorial, natural, humana e etnográfica – da História do Brasil.

As obras das exposições pertencem a instituições como a Fundação Biblioteca Nacional, Arquivo Público Mineiro, Instituto Cultural Amilcar Martins, Instituto de Estudos Brasileiros (USP), Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Setor de Obras Raras e Especiais (UFMG) e coleções particulares. Essa é a primeira mostra que trata de toda a evolução da representação cartográfica do Brasil e de Minas Gerais, exibindo acervos nunca antes reunidos. Destaca-se, também, o conjunto de documentos cartográficos associado à construção da capital mineira que, pela primeira vez, são apresentados em conjunto.

Desafio Cartográfico do Novo: Cartografar, pintar e desenhar Minas Gerais

09 de Julho a 10 de Setembro

Terça à sexta: 10h às 19h
Quinta-feira: 12h às 21h
Sábado e domingo: 12h às 19h.