Museu Mineiro recebe a mostra “Tempo” da  artista plástica Betânia Silveira

Museu Mineiro recebe a mostra “Tempo” da artista plástica Betânia Silveira

O Museu Mineiro recebe a mostra “Tempo” da artista plástica Betânia Silveira que ficará em exibição na Galeria de Exposições Temporárias I,  de 17 de maio a 8 de julho de 2018. Entrada Gratuita.

Betânia Silveira construiu sua trajetória profissional e acadêmica direcionada às artes, com ênfase em cerâmica, escultura, instalação e multimídia. Explora materiais recolhidos da natureza: plantas mortas ou em processo de descarte, argila, ar e calor para liquefazer o minério e dar forma a sua obra.

As obras que irão compor o acervo da exposição são resultado de uma pesquisa plástica densa, profunda e particular, que vem sendo desenvolvida pela artista há mais de uma década. Betânia apropria-se de tramas vegetais encontradas prontas e raízes que geram outras urdiduras, resultando em objetos de cerâmica cujos entrelaçados realizam percursos orgânicos e caóticos, desenhos tridimensionais que constroem volumes, pontes de ar em caminhos de pedra, como a própria artista define o seu trabalho.

Sobre o título dado a exposição, Betânia explica que “O tempo é para este projeto o elemento constante que age sobre todas as formas. É o tempo da minha existência que propicia deleites e dor, o tempo da matéria viva que morre e é recolhida, é o tempo de preparação do barro e da forma, tempo de modelagem, tempo de secagem, o tempo da argila que se transforma fisico-quimicamente e o do fogo que lentamente ganha potência e, na mesma intensidade, consome materiais e realiza outras materialidades”.

Durante o período da mostra os visitantes interessados em se aprofundar um pouco mais, poderão desfrutar de visitas mediadas ofertadas pelo Programa de Educação do Museu Mineiro. A mostra Tempo tem entrada gratuita e ficará em exibição até o dia 8 de julho de 2018.

SOBRE A ARTISTA

Maria Betânia Silveira – É artista plástica e professora de cerâmica desde 1988. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982), Especialização em Cerâmica pela Universidade de Passo Fundo, RS ( 1996), Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo, ECA/USP (2006) e Doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis (2014). É professora no Curso de Artes Plásticas da Escola Guignard, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – desde 2014. Ministrou aula, por seis anos, até 2011, no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, nos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais, em Florianópolis. Atuou, por doze anos, como orientadora da oficina de cerâmica do Departamento Artístico Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina, em cursos de extensão e, igualmente, na Oficina de Cerâmica do Centro Integrado de Cultura (CIC), ambos em Florianópolis. desenvolve pesquisa na área de Artes, com ênfase no campo da tridimensionalidade, através de experiências com a cerâmica, outros materiais moldáveis, vídeo , fotografia, multimídia e performance. Participou de várias exposições coletivas e individuais em instituições e galerias do Brasil e exterior.

Local:  Museu Mineiro - Galeria de Exposições Temporárias I

Av. João Pinheiro, n. 342 – Belo Horizonte – Minas Gerais

Período exposição: 17 de maio a 8 de julho de 2018

Horário de Visitação: Terça, Quarta e Sexta – de 10h às 19h | Quinta – de 12h às 21h| Sábado, domingo e feriado – de 12h às 19h