Museu Mineiro recebe atividades do FIF 2017

O Museu Mineiro recebe em suas dependências duas importantes atividades do Festival Internacional de Fotografia 2017, que acontece entre os dias 25 e 30 de julho, em Belo Horizonte. O espaço integrante do Circuito Liberdade serve de palco para uma mostra de fotografia e leitura de portfólios durante o evento. Para ambas as atividades, a entrada é franca.

No dia 20 de julho (quinta-feira) será inaugurada a Mostra Internacional de Fotografia, que ficará em exibição na Galeria de Exposições Temporárias do Museu até o dia 10 de setembro. A exposição terá como base a produção contemporânea da imagem fotográfica em seu campo expandido e suas mídias relacionadas, com a participação de artistas brasileiros e estrangeiros selecionados por meio de uma convocatória internacional realizada pela curadoria do FIF-BH. A Grande Mostra Internacional tem por objetivo trabalhar as diferentes formas de manifestação poética e processos criativos que se utilizam do recurso fotográfico.

No dia 28 de julho (sexta-feira) acontece a Leitura de Portfólio, atividade de formação de fundamental importância comum em festivais de fotografia. Esse tipo de atividade ajuda fotógrafos e curadores a se conhecerem, trocarem experiências, referências e contatos. Os leitores auxiliam os fotógrafos no desenvolvimento de seus trabalhos, possibilitando o direcionamento das propostas e pesquisas apresentadas, contribuindo para uma maior profissionalização do participante. O evento acontece entre 10h e 16h.

Em sua 3ª edição, o FIF-BH reúne um grupo experiente de curadores, críticos, diretores de instituições, professores, artistas e pesquisadores de diversas partes do mundo para a realização desta atividade, no intuito de estimular o surgimento de novas redes de produção e aproximação criativa no campo da imagem.

Sobre o FIF – O Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte é uma ação cultural bienal que promove o diálogo entre a produção fotográfica de diferentes países, bem como o encontro entre a fotografia e outros meios de expressão criativa. Tem como proposta transformar a cidade de Belo Horizonte, pelo período de dois meses, em um polo de convergência para a discussão e reflexão sobre a produção da imagem fotográfica no Brasil e no mundo, por meio de palestras, debates, exposições, workshops, leituras de portfólios, apresentação de artigos acadêmico, projeções em espaços públicos, mostra de livros e pela realização de uma maratona fotográfica.

Festival Internacional de Fotografia – FIF BH 2017-07

Mostra Internacional de Fotografia

Galeria de Exposições Temporárias

Período - 20 de julho a 10 de setembro de 2017-07