Festival de Teatro em Miniatura –  27 de junho

PROGRAMAÇÃO – MUSEU MINEIRO

MOSTRA DE TEATRO EM MINIATURA – [ 08 espetáculos convidados ]

COTIDIANO – Maikon Rangel / Grupo Girino
O espetáculo “Cotidiano”, apresenta os devaneios de um jovem enquanto espera por seu amigo. Inspirado na poesia concreta, a palavras surgem e dançam construindo e se desconstruindo como em uma brincadeira de criança, a trilha sonora idealizada para o espetáculo é outro elemento importante, é ela quem da o gatilho que transporta o espectador para junto do personagem em sua viagem onírica.
Ficha Técnica: Criação, dramaturgia, figurinos, construção de silhuetas e manipulação: Maikon Rangel | Trilha sonora: Paula Reis
Duração: 02 min Classificação: Livre
Horário – 14h às 16h

LÁGRIMA – Cia Catibrum
“Lágrima” foi inspirado em “A Terceira Margem do Rio” e narra a história de um filho que acompanha o abandono do pai e do pai que abandona sua família para viver longe, no oco do rio. Após construir sua canoa entra no rio e rema, rio abaixo, rio afora, rio adentro. O filho espera. A mãe e a filha se vão. O filho espera…
Ficha Técnica: Criação e interpretação: Amaury Borges
Duração: 10 min Classificação: Adulto
Horário – 15h ás 17h

MÁQUINAS DE HISTÓRIAS – Grupo Aldeia Teatro de Bonecos
Um pequeno palco posicionado sobre uma mesa: de um lado o Manipulador, de outro, o Espectador (pessoas do público). Enquanto uma pessoa manipula objetos a partir de instruções escutadas pelo fone, a outra assiste a estas ações escutando, também por um fone, uma história narrada. O resultado é uma divertida animação de objetos que surpreende e encanta o espectador. Idéia original da “Macchina per il Teatro Inconsciente” de “La Vocedelle Cose” (Itália).
Ficha Técnica: Adaptação de textos e direção: Débora Mazochi | Locução: Affonso Júnior, Anita Fernandes e Débora Mazochi | Operador: Daniel Vieira | Produção: Anita Fernandes
Duração: 03 min Classificação: Livre

NUM PISCAR DE OLHOS – Conceição Rosière
Usando truques de iluminação, as imagens se materializam e se desfazem à vista do espectador. A música é feita na hora, pelo público, que toca uma das caixinhas de música, à sua escolha. A caixa não precisa de nenhuma conexão elétrica, mas só pode ser apresentada em locais mais silenciosos.
Ficha Técnica: Concepção, Criação e Confecção: Conceição Rosière
Duração: 40 seg Classificação: Livre
Horário: 14h ÀS 16h

O BALÃO AZUL – Grupo Circulador
O Palhaço fuzarca tenta recuperar seu balão azul. Mas para que isso aconteça ele tem que por sua cachola para funcionar… Através de um olho mágico o olhar de cada um se amplia e se depara com uma cena inusitada, apresentada dentro de um teatro minúsculo e individual.
Ficha Técnica: Manipulação, confecção e roteiro: Anderson Dias
Duração: 01 min 30 seg Classificação: Livre

O SEGREDO DA BORBOLETA – Zina Vieira
A história acontece em um jardim e mostra a transformação de uma lagarta em borboleta. Numa sucessão poética, representa-se o ciclo natural da vida e a constante transformação dos seres vivos.
Ficha Técnica: Concepção, construção, roteiro e manipulação: Zina Vieira
Duração: 2 min Classificação: Livre

PONCO VÔ – Hermes Perdigão e Aline Beatriz
Ponco Vô, um indiozinho, sempre caminhava pela mata, ouvia o som dos pássaros, o vento assoviando no bambú, parecia música um céu azulzinho, uma pintura. Próximo a sua aldeia havia um belo rio bem clarinho, cheio de lindos peixes, certo dia como de costume saiu para sua caminhada, sentiu um silêncio e um arrepio que só vendo, o céu estava bem escuro, quando ele chegou na beira, o rio havia sumido e agora Ponco Vô, assustado saiu correndo. O que será que aconteceu?
Ficha Técnica: Bonecos, manipulação e trilha: Hermes Perdigão
Duração: 1 min 20 seg Classificação: Livre

3 X 4 – Lúcio Honorato / Grupo Girino
O espetáculo 3×4 apresenta um fotógrafo lambe lambe que trabalha numa grande cidade. Seu rosto é como uma boa foto 3X4. Não sorri, não demonstra descontentamento, não esboça reação. Nas ruas, nas idas e vindas do cotidiano, seu rosto é o mesmo, nem triste, nem feliz nem nada…nada. Apenas um rosto, mais um rosto.
Ficha Técnica: Concepção, Direção e Atuação: Lúcio Honorato | Trilha Sonora: Tiago Almeida e Lúcio Honorato | Colaboração Artística: Marco Vieira
Duração: 03 min Classificação: Livre

ESPAÇO EDUCATIVO: OFICINA COM CECILIA COSTIN

CAFÉ DEBATE + LANÇAMENTO DA REVISTA ANIMA
Com o tema “Teatro em Miniatura e as possibilidades expressivas no Teatro de Animação”. Na mesma ocasião, acontece o lançamento da quarta edição da Revista Anima, com artigos de pesquisadores convidados.
Informações: www.festim.art.br/debate

Serviço: